AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE QUALIFICAÇÃO DE OS PARA GERIR O HOSPITAL MUNICIPAL


A Câmara Municipal de Itaberaí promoveu audiência pública para discutir a qualificação de Organização Social (OS) para gerir o Hospital Municipal de Itaberaí, que funciona parcialmente. Tramita no legislativo o Projeto de Lei 023/2018, de autoria do Poder Executivo, com o objetivo de transferir a gestão do referido hospital para uma Organização Social de Saúde.
O detalhamento de gestão hospitalar por meio de OS foi apresentado pela Versátil Consultoria, empresa contratada pela Prefeitura Municipal para elaborar estudos de viabilidade, representada pelo consultor e especialista e gestão hospitalar Ronnie Cabral.
Cabral explicou que a Lei Federal nº 9.637/1998, que trata da regulamentação de OS e, a Lei Complementar Estadual nº 15.503/2005, bem como a Lei Federal n.º 13.019/2014, devem ser regulamentadas no município. “Essa casa poderia ter feito isso há 20 anos, contudo, este é o momento mais adequado”, informou. Ele relatou que hospitais como o Hugo, o Hugol e o Hospital Geral de Goiânia (HGG), são geridos por organizações sociais.
Questionado se haveria aumento de investimentos na saúde, o secretário municipal de Saúde, José Zanderlan Moreira, informou que não. “O município já opera no limite de sua capacidade. Estamos em busca de eficiência administrativa com a agilidade do setor privado. A organização social, por causa do seu regime jurídico, é mais eficiente no gerenciamento de pessoal, na manutenção de equipamentos e mais ágil na entrega de exames e procedimentos”, observou o secretário.
O questionamento da maioria das pessoas que compareceu na audiência foi sobre o término das obras do hospital. Zanderlan relatou que o processo burocrático, o maior entrave da obra, está praticamente superado e que nos próximos dias o município deverá lançar edital para contratar empresa para executar o restante da obra.
A presidente da Câmara, vereadora Janayna Wollp Lúcio, relatou que tão logo chegou à Casa o projeto do Executivo, os vereadores visitaram as cidades de Pirenópolis e Jaraguá para conhecer detalhadamente o funcionamento de hospitais públicos geridos por OS. “Nesses municípios a aprovação da população é quase que unânime”, relatou.
A vereadora avaliou a audiência como muito positiva. “Nosso objetivo foi dar transparência ao Projeto de Lei 023 que chegou a esta casa. Quisemos que a população tivesse acesso a essa informação e, de braços unidos, tomássemos a melhor decisão”.
Secretário de Saúde, Zanderlan Moreira esclarece principais pontos da medida
            Segundo a presidente, os vereadores ainda não decidiram pela aprovação do projeto. “Com base nos dados da consultoria, nas informações que coletamos com as visitas técnicas, na audiência pública e demais estudos que estamos fazendo, os vereadores vão formar suas convicções para decidir com muita tranquilidade se aprovam ou rejeitam a proposta”, concluiu a presidente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIAPI-CDL ENTREGA PRÊMIO “MAIS LEMBRADAS 2018”

PROFESSOR DANILO CAETANO LANÇA LIVRO NO CAMPUS UEG ITABERAÍ

MAIS DE 500 CIDADES TÊM RISCO DE SURTO DE DENGUE, CHIKUNGUNYA OU ZIKA

CARDOSO FC VENCE FLAMENGO E ESTÁ NA SEMIFINAIS DA COPA REVELAÇÃO